Glauce Conti 

SERVIÇOS
Avaliação Neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo que investiga as relações entre cérebro e comportamento da criança. É um método de investigação que se aplica a vários contextos e busca avaliar a integridade do funcionamento cerebral, manifestada por dificuldades psicológicas ou neurológicas. É um exame muito utilizado nos serviços de diagnóstico quando estão envolvidos aspectos cognitivos e comportamentais.

Este tipo de avaliação investiga todos os domínios cerebrais e busca compreender como estes domínios se relacionam entre si e influenciam nas habilidades da criança, principalmente os efeitos na área escolar e social. Estes domínios incluem: capacidade cognitiva, atenção, aprendizagem, memória, linguagem, capacidade visuoespacial, capacidade sensório-motora, funções executivas e processos sociais e emocionais.

A avaliação neuropsicológica é indicada quando há suspeita de atraso ou alteração no desenvolvimento de algum desses domínios, e pode ser realizada em qualquer período do desenvolvimento da criança.

Para realizar a avaliação neuropsicológica são realizadas algumas etapas, tais como:
a) Uma ou mais entrevistas clínicas com familiares/responsáveis;
b) Aplicação de instrumentos neuropsicológicos, que avaliam áreas do funcionamento cerebral, que incluem: atenção, funções executivas, memória, linguagem, funcionamento sensório-perceptivo, habilidades visuoespaciais, habilidades motoras finas, habilidades intelectuais, desempenho acadêmico e funcionamento comportamental e emocional;
c) Observação da criança durante jogos e brincadeiras livres;
d) Preenchimento de escalas e questionários pelos pais, professores e outras fontes de informações.

Após essas etapas, elabora-se um documento com os dados da criança. Este é apresentado pelo profissional para os pais ou solicitante e, juntos, discutem e definem as condutas de intervenção a serem adotadas.

Os pais, professores e profissionais da área da saúde podem solicitar a avaliação neuropsicológica para uma criança quando observarem: Dificuldades ou alterações em qualquer um dos marcos do neurodesenvolvimento, tais como: atraso no desenvolvimento motor, linguístico, na interação social, na aprendizagem de conteúdos esperados para fase de desenvolvimento da criança, por exemplo, arquivar nomes dos objetos, cores, utilizar conceitos matemáticos básicos, entre outros.

No período escolar, a avaliação é indicada quando a criança apresenta dificuldades para assimilar o conteúdo escolar, resistência à escola, conflitos frequentes com os colegas e professores, desatenção e pouca motivação para as atividades acadêmicas e alterações comportamentais. Entre elas estão: comportamento opositor, mentiras, agressividade, irritabilidade e outros comportamentos atípicos.

Em casos de eventos e trauma que atingem direta ou indiretamente o sistema nervoso central, como traumatismo crânioencefálico, tumores e epilepsia, a avaliação neuropsicológica também é importante para verificar os prejuízos funcionais causados por esses eventos.

Além de contribuir para a detecção de Transtornos do Neurodesenvolvimento (Deficiência Intelectual, Transtorno de Déficit de Atenção, Transtorno de Aprendizagem Transtornos de linguagem e Transtornos do Espectro Autista), a avaliação neuropsicológica é fundamental para a orientação e intervenção precoce junto da criança, condição favorável para um prognóstico mais eficaz.